top of page

15ª: REFLEXOS

 

essa ação foi realizada 16 vezes: nas Unidades SESC Guarulhos, Birigui, 24 de Maio, Carmo, Itaquera, Osasco e no II Seminário Velhices LGBT / ONG Eternamente Sou

6ª PARTE:

Inauguração do SESC GUARULHOS: No dia 12 de maio de 2019, Dia das Mães, a performance REFLEXOS foi realizada às 13h e às 15h no SESC GUARULHOS

REFLEXOS em Guarulhos completou 16 apresentações em seu histórico! Desta vez, as frases foram impressas em papel especial, produzido com sementes de margarida.

Para além da já usual estrutura relacional que a ação promove, convidando o público a se sentar diante de idosos com máscaras-espelhos para lerem frases com conteúdos sobre o envelhecimento, desta vez quem levou uma das mais de 50 frases (reproduzidas em mais de 200 tiras nesse papel germinável), poderá enterrá-la e cultivá-la: em 20 dias nascem belas margaridas a partir dessa experiência de alteridade e reflexão.

 

programação:

https://www.sescsp.org.br/programacao/190944_PERFORMANCIA+REFLEXOS?fbclid=IwAR3z97CLfwrcFoKwyfNAkEZXz3uUhFLwJEC2bzHRcJDCQ1trF29IuV9Q-xE

 

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

Neste Dia das Mães, a performance trouxe margaridas. Veja o significado dessa flor, segundo o site: www.significados.com.br/flor-margarida/

"Em tempos antigos, acreditava-se que remédios à base da margarida poderiam curar doenças nos olhos. Na Inglaterra, era usada como remédio, mas só era realmente eficiente se algumas palavras mágicas fossem ditas, ou se fosse adicionada água benta ao remédio. Os Assírios acreditavam que uma loção feita com margaridas esmagadas tinha o poder de devolver a cor aos cabelos brancos. Por volta do século XIII, a margarida era utilizada para limpar ferimentos, e para tratar a febre e gota."

"A flor margarida significa inocência, juventude, virgindade, sensibilidade, pureza, paz, bondade e afeto."

"O nome desta flor vem do latim margarita, que significa “pérola”. Já em inglês, esta flor tem o nome de "Daisy", uma aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia", o que parece ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Apesar de ser uma flor tão frágil, ela se adapta a várias tipos de solo e segundo consta, existe há mais de mil anos."

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

5ª PARTE:

2º SEMINÁRIO VELHICES LGBT - CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - ONG ETERNAMENTE SOU

O PROJETO PERFORMANCIÃ realizou a ação REFLEXOS no dia do Orgulho LGBT, 28 de junho de 2018, na Câmara Municipal de São Paulo.

Com esta atividade, REFLEXOS completou 14 apresentações. Essa versão abordou as velhices LGBT e suas questões. 

O PROJETO PERFORMANCIÃ realizou na programação do 2º SEMINÁRIO VELHICES LGBT (promovido pela ONG ETERNAMENTE SOU: http://eternamentesou.org/ )  mais uma ação REFLEXOS, com a participação das senhoras Maria Helena G. de Souza (75 anos), Maria Auxiliadora Rudignola da Rocha / Dora (65 anos), Maria Célia de Oliveira / Tita (81 anos), Ângela Fontes (66 anos). O Seminário foi realizado durante todo o dia, com apresentações artísticas e mesas de debate sobre as questões LGBT na velhice, promovendo este novo espaço de discussão. A ONG, criada em 2017, se mobiliza a partir da necessidade da implantação de serviços e projetos voltados ao atendimento psicossocial a pessoas LGBT60+. Entre os fundadores estão o Presidente da ONG Rogerio Pedro e o especialista em gerontologia Diego Miguel, entre mais de 20 apoiadores/equipe

Na ação, o público é convidado a participar, sentando-se diante do idoso, olhando a si mesmo ao se colocar diante da máscara-espelho. Neste interstício, o participante pega com o performer uma frase aleatória que contém questões para reflexão. É sugerido que ao ler a frase (seja para si ou dividindo a reflexão com o idoso) a pessoa fique 1 minutos olhando a sua imagem no corpo do outro. O que será que atravessa um espelho? As frases podem ser levadas para casa e utilizadas como marcador de livros.

Algumas das frases contidas nos marcadores da ação:

SE EU SAÍ DO ARMÁRIO, FOI COM MINHA MELHOR ROUPA!

SER IDOSO E LGBT É UMA ATITUDE POLÍTICA!

 

DIREITO À LIBIDO! LGBT+60!

SE O JOVEM DE HOJE SOFRE COM A HOMOFOBIA,

IMAGINE COMO ERA ANTIGAMENTE...

 

HOMOGERONTOFOBIA. JÁ PENSOU SE ISSO EXISTE?

IDOSOS GAYS FREQUENTAM OS MESMOS ESPAÇOS

DE ENTRETENIMENTO QUE OS JOVENS GAYS? POR QUÊ?

 

HÁ UMA POPULAÇÃO IDOSA MARGINALIZADA NO BRASIL COMPOSTA DE TRANSGÊNEROS, TRAVESTIS, TRANSEXUAIS, BISSEXUAIS, DRAG QUEENS, CROSSDRESSERS, DE HOMENS E MULHERES GAYS. COMO VOCÊ SE RELACIONA ESSA POPULAÇÃO?

MEU SER, MINHAS REGRAS!

 

NÃO PODEMOS REGREDIR COM OS NOSSOS DIREITOS LGBT!

JOVENS E IDOSOS DEVEM SE UNIR NESSA LUTA!

 

NOSSA GERAÇÃO PLANTOU SEMENTES QUE O MUNDO COLHE HOJE!

O CULTIVO É COLETIVO!

AMAR OUTRO HOMEM, AMAR OUTRA MULHER... CADA UM AMA QUEM QUER!

 

NÃO HÁ TEMPO CERTO NA VIDA PARA DESCOBRIR-SE

E ASSUMIR O QUE SE DESEJA SER!

 

PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS TÊM VIDA ATIVA SEXUAL

- E ISSO NÃO DEVE SER UM TABU PARA A SOCIEDADE

A REPRESSÃO À SEXUALIDADE DO IDOSO NÃO SE DÁ SOMENTE

POR PESSOAS MAIS JOVENS, MAS TAMBÉM PELOS PRÓPRIOS IDOSOS.

 

IDOSOS LGBT SÃO ACEITOS PELOS JOVENS LGBT? ATÉ QUE PONTO?

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

4ª PARTE:

 

SESC BIRIGUI - SP

O PROJETO PERFORMANCIÃ realizou a Oficina de Performance e Envelhecimento e a ação REFLEXOS, nos dias 9 e 10 de dezembro de 2017, no SESC BIRIGUI - SP.

Com esta atividade, REFLEXOS completou 13 apresentações! Essa versão abordou a longevidade e suas questões. 

O PROJETO PERFORMANCIÃ realizou no SESC BIRIGUI mais uma atividade REFLEXOS, que contou com uma Oficina de Performance e Envelhecimento e com a performance REFLEXOS, em cada dia (9 e 10 de dezembro de 2017). 

Na Oficina foi apresentado aos participantes o conceito de performance e diversas referências de performances que tratam do tema do envelhecimento. 

Aos participantes foi apresentada a proposta da performance relacional REFLEXOS, que convida espectadores a sentarem diante de idosos com máscaras-espelho, a partir de uma dinâmica que envolve a retirada e leitura de uma ou mais frases com conteúdo sobre Envelhecimento e Longevidade. Após a leitura e reflexão sobre o assunto revelado, o espectador-participante passa 1 minuto olhando-se no espelho, projetado no corpo do idoso à sua frente.

A oficina contou com um debate sobre o tema, abrindo para um laboratório de criação de frases que compôs o conteúdo do material utilizado na performance.

 

As frases foram impressas em tiras, que foram colocadas durante a performance sobre uma miniatura de penteadeira com espelho - que também contava com uma gavetinha com bottons do Projeto para serem retirados ao final da ação, contendo o endereço deste site para a visualização das fotografias feitas dos participantes nos dias 9 e 10.

Na ação, os participantes sentavam-se diante do idoso, colocavam seu rosto no corpo do outro, retiravam uma ou mais frases, liam e refletiam sobre o conteúdo, olhavam-se novamente, pensavam. O que será que atravessa um espelho? As frases podiam ser levadas para casa e utilizadas como marcador de livros.

REFLEXOS: NO ESPELHO EM QUE ME OLHO VEJO O OUTRO

agradecemos a GEPROS/SESC-SP pelas realizações e pelo incentivo à criação de espaços de diálogo, expressão, visibilidade, engajamento, arte e performance para/com/por pessoas com mais de 60 anos.

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

3ª PARTE:

Inauguração do SESC BIRIGUI - SP

Desta vez com 8 idosos, o Projeto Performanciã realizou uma oficina de preparação para a performance REFLEXOS, que integrou a programação de Inauguração do SESC BIRIGUI - SP, nos dias 25 e 26 de novembro - com quatro entradas na programação.

https://www.sescsp.org.br/programacao/141059_REFLEXOS :  Programação da Inauguração da Unidade Birigui

9 Motivos para festejar com o SESC Birigui:

https://www.sescsp.org.br/online/artigo/11592_9+MOTIVOS+PARA+FESTEJAR+COM+O+SESC+BIRIGUI 

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

2ª PARTE:

 

Inauguração do SESC 24 de Maio - SP

A performance REFLEXOS integrou a programação de Inauguração da mais nova Unidade do SESC SÃO PAULO, o SESC 24 DE MAIO, que contou, nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, com diversas atrações para um grande público de 28 mil pessoas em sua abertura. Confira as fotos e notícias sobre o evento e a participação do PROJETO PERFORMANCIÃ:

"Com máscaras-espelho que cobrem o rosto dos participantes, essa intervenção convida o público a refletir sobre as diversas questões relacionadas ao envelhecimento. 


Com Marcelo Asth, coordenador do Performanciã, que é um projeto de arte socialmente engajada e comunitária que realiza desde 2013 “oficinas de performance e envelhecimento” e performances artísticas para/com/por idosos (agentes atuantes criadores ou cocriadores das ações), buscando desse modo, junto ao público participante, gerar reflexões, visibilidade e novas imagens para o envelhecimento, a partir de questões conexas a este tema" - texto da divulgação na programação

A ação foi realizada com idosos que haviam participado da Oficina de Performance e Envelhecimento realizada em junho de 2017 no SESC CARMO - SP  -  (VER PARTE 1 ABAIXO).

Divulgação da performance na programação do SESC 24 DE MAIO - SP:

www.sescsp.org.br/programacao/130706_REFLEXOS

REFLEXOS figura entre os 12 momentos especiais da inauguração escolhidos pelo SESC:

www.sescsp.org.br/online/artigo/11269_O+PRIMEIRO+DIA+DO+SESC+24+DE+MAIO+EM+12+MOMENTOS

Sobre o SESC 24 DE MAIO e a inauguração:

 

SESC: www.sescsp.org.br/unidades/36_24+DE+MAIO/#/uaba=programacao#/fdata=id%3D36

NA TV BRASIL, PROGRAMA FIQUE LIGADO: 

http://tvbrasil.ebc.com.br/fique-ligado/2017/08/novo-sesc-24-de-maio-e-inaugurado-em-sao-paulo

FOLHA: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/08/1911524-abertura-do-sesc-24-de-maio-tem-28-mil-pessoas-e-filas-extensas.shtml

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

1ª PARTE:

Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A oficina e a performance REFLEXOS foram realizadas nas Unidades SESC CARMO e SESC ITAQUERA (São Paulo) e SESC OSASCO, compondo a programação da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada em junho de 2017

O dia 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, buscando uma consciência mundial, social e política sobre este tipo específico de violência a fim de não tornar tais situações normais em nosso cotidiano. O SESC SÃO PAULO, a partir dessa premissa, realizou a campanha homônima tendo como foco as VIOLÊNCIAS VELADAS.

A atividade REFLEXOS compôs a programação da campanha nas unidades CARMO (dia 21), ITAQUERA (dia 22) E OSASCO (dia 22), realizando oficinas e performances baseadas na temática em evidência.

Na primeira parte da atividadeREFLEXOS reuniu nas oficinas grupos de idosos para apresentar o conteúdo da campanha abordando as violências veladas em três tópicos que foram discutidos (abuso financeiro / falta e excesso de cuidados ao idoso e suas consequências / preconceitos, tabus e estereótipos), realizando a partir dessa troca um laboratório de criação de frases que são ditas ao idoso nestas circunstâncias. Essas frases foram criadas pelos idosos participantes das oficinas e construídas coletivamente, sendo impressas em papéis coloridos para compôr a performance realizada ao fim da oficina. Algumas frases informativas sobre o assunto já pré-definidas também compuseram o material.

Os idosos não somente se informaram mais sobre as violências veladas como também puderam se colocar em ação nesta campanha. A segunda parte da atividade consistiu na realização de uma performance artística relacional com a participação de espectadores visitantes das Unidades SESC. Com máscaras-espelho colocadas sobre o rosto dos idosos, estes se sentavam em cadeiras com os cartazes produzidos em mãos. Diante deles uma cadeira ficava vazia, à espera de participantes para a ação.

A ação relacional buscava que os espectadores-participantes pudessem, primeiro, se ver na máscara-espelho que se encontrava diante deles - como uma ideia de alteridade, de se colocar no lugar do outro e ver seu rosto "transportado" para o corpo do idoso - e também ler as frases nos cartazes que os performers iam lentamente passando, informando e trazendo uma reflexão sobre estas violências ao idoso e sobre as nossas possíveis participações em tais situações.

A sociedade em geral deve se atentar em relação às formas de tratamento aos mais velhos, para que essas violências veladas sejam percebidas e refletidas, na busca de uma mudança de padrões relacionais sociais. Muitas vezes por falta de paciência, por acreditar que o idoso está desatualizado, por não oferecer os devidos cuidados, por não oferecer escuta e atenção, por ter excesso de zelo (o que pode gerar um cerceamento da liberdade, da individuação, da autonomia e das capacidades e atividades da pessoa idosa), pela infantilização provocada em nossos discursos, abusos por chantagem emocional e psicológica, entre outras formas de praticar essas atitudes que são vistas como violências.

#violênciasveladas

#enasuavez?

A campanha aconteceu entre os dias 15 e 22 de junho de 2017 em todas as Unidades do SESC SÃO PAULO e seu conteúdo e programação podem ser vistos no site: 

www.sescsp.org.br/online/artigo/11023_VIOLENCIAS+VELADAS 

Link de mídia:

https://www.namidia.net.br/comportamento/sesc-sao-paulo-promove-campanhas-especiais-para-os-idosos/

Para esta atividade foram utilizados dois artigos fundamentais como material de consulta desse conteúdo:

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA CONTRA OS IDOSOS: forma sigilosa e sutil de constrangimento. 

Jacira do Nascimento Serra. 

Universidade Federal do Maranhão

www.revistapoliticaspublicas.ufma.br/site/download.php?id_publicacao=236

Múltiplas faces da violência contra a pessoa idosa

Maria Cecília de Souza Minayo.

 

Doutora em Saúde Pública, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, pesquisadora de carreira do CNPq e emérita da Faperj. -  (página 10 a 27 na REVISTA SESC MAIS60 - link abaixo)

https://www.sescsp.org.br/files/edicao_revista/c31b6bcb-842a-4b02-8a3c-cf781ab0d450.pdf

Quando nos observamos, de alguma forma, um espelho se põe diante de nós. Estamos ali para nos analisar. Muitas vezes, o espelho apenas nos mostra e aí somente podemos nos enxergar, superficialmente na placa de vidro espelhada: ele se instala como uma barreira.

Mas quando este espelho reflete e nos faz refletir (olhar além do espelho), devolvendo nossa própria imagem, nosso próprio hábito, caráter, ação, pensamento, corpo e espírito, então, é nesse momento que o espelho se quebra, pois algo ali se transformou - não sendo mais necessária a superfície nos apresentar quem somos e como estamos.

Quando um espelho não codifica e suporta mais a antiga imagem, ele se quebra.

E é quebrando espelhos que percebemos verdades.

bottom of page