16ª: VIVA! (VIdeoperformance - V Anos) 

Assista aqui a videoperformance VIVA!

Os direitos das imagens estão reservados ao Projeto Performanciã, ao Semáforo Afogado e a Raquel Botafogo, realizadores desta ação. Por favor, não copie ou divulgue sem entrar em contato com os responsáveis legais do filme.

VIVA
VIVA
VIVA
VIVA

Clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado.

Todos os direitos dessas imagens estão reservados ao Projeto Performanciã.

No dia 5 de agosto de 2018, a videoperformance VIVA! (VIdeoperformances - V Anos) foi exibida das 8h às 16h na tenda principal da Caminhada Sesc, realizada pelo Sesc Copacabana na altura da Rua Santa Clara com a Avenida Atlântica. A videoperformance, de 10"50' foi exibida continuamente ao longo do evento, recebendo diversos públicos no espaço em que a obra artística se encontrava.

 

VIVA! é uma realização do Projeto Performanciã, Semáforo Afogado (Pedro Martins e Filipe Felix) e Raquel Botafogo

VIVA! é uma comemoração pelos 5 anos do Projeto Performanciã, realizados no dia 26 de julho (Dia dos Avós) de 2018.

 VIVA! 

 

VIVA! é uma videoperformance que aborda o envelhecimento ativo e criativo a partir de 7 personagens com mais de 60 anos que performam planos de ações distintos. A videoperformance é uma linguagem que tem como diferencial a realização de uma ação performativa para o suporte do vídeo – com foco também para a sua edição e montagem, também imbuídas do elemento performativo –, apresentando um material artístico como resultado e com o mesmo propósito da performance como ação feita ao vivo, estabelecendo uma comunicação específica com o espectador. As performances do vídeo demonstram relações dos idosos com a própria vida, com o que fazem ou com o que apresentam.

 

VIVA! é uma celebração, um grito de liberdade, é um imperativo e um alerta, um convite, é também a qualidade daquilo que está vivo, um manifesto poético sobre a pluralidade do envelhecer. 

  Francisco Gregorio  , contador de histórias, escritor e fazedor de pipas artísticas que narram memórias de sua vida, neste vídeo, a partir da confecção de uma pipa que conta a sua visão sobre o envelhecimento, relembra momentos da infância e voa com sua obra. 

  Berenice Xavier  , atriz, performer e palhaça, quebra relógios em um ponto de ônibus, enquanto aguarda o ônibus.

  Vera Santos (in memoriam)   performa sua antiga paixão e relação com o samba e com os desfiles de carnaval, vivenciados intensamente em sua história.

  Enamar Ramos  , bailarina e professora de dança, performa a sua relação com o espaço da cidade, levando uma bengala para a sua experimentação corporal.

 

  Ruth Mezeck  , atriz, performer e palhaça, nos apresenta a sua performance de burlesco, dando a sua mensagem política de liberdade, um manifesto de aceitação e celebração da vida e da arte.

  Isadora Menezes e Márcio Galvão   beijam-se por mais de 15 minutos no Largo do Machado, em uma performance realizada duas vezes, em dias diferentes.

Essas histórias trazem a performatividade como fio condutor e apresentam com poesia o envelhecimento, não se enquadrando nos estereótipos, imagens cristalizadas e papeis sociais impostos aos idosos em nossa sociedade, convidando o público a olhar para si e para a velhice através da arte. 

PARA ASSISTIR TRECHOS DE VIVA!, ACESSE A PÁGINA DO SEMÁFORO AFOGADO NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/semaforoafogado/

Aqui deixamos registradas as nossas saudades por  Vera Santos , amiga, porta-voz do Projeto Performanciã e participante deste filme.

  FICHA TÉCNICA  

Realização: Projeto Performanciã, Semáforo Afogado, Marcelo Asth, Raquel Botafogo, Pedro Martins e Filipe Felix.

Idealização: Projeto Performanciã

Produção: Marcelo Asth e Raquel Botafogo. 

Fotografia/Câmera: Pedro Martins 

Imagens de Drone: Cassio Barros

Edição: Pedro Martins

Assistência de Edição: Filipe Felix

Edição de som e Samples: Pedro Martins

  AGRADECIMENTOS  

 

Quito Pedrosa, Antônio Pedrosa, Bel Pedrosa, Cassio Barros (imagens de drone), Aurora Lopes (in memorian), a tia do Pedro, Alessandra Biá, Bruna Trindade, Rafael Rodrigues, Mayra Muniz, Maria Lúcia Carneiro (Grupo Renascer – UNIRIO), Maria da Guia Alves (UNIRIO), PPGAC-UNIRIO, FAPERJ, RIOTUR-Sambódromo do Rio de Janeiro.

   © 2013 | 2020      PROJETO PERFORMANCIà  

VIVA

VIdeoperformances V Anos - Projeto Performanciã