14ª: FOTOPERFORMANCES DO ENVELHECER

FOTOPERFORMANCES DO ENVELHECER é uma série de fotografias performadas realizada a partir de uma oficina ministrada pelo Projeto Performanciã no SESC São José do Rio Preto - SP. 

Assista o video acima!

E clique nas imagens acima para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição, nomes dos participantes e créditos.

As imagens de releituras realizadas pelo Projeto Performanciã trazem a logo do projeto como forma de proteção às imagens. 

Todos os direitos dessas imagens estão reservados ao Projeto Performanciã.

Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2017, a oficina  FOTOPERFORMANCES DO ENVELHECER ofereceu a um grupo de idosos no SESC Rio Preto (em São José do Rio Preto - SP) uma experiência performática de integração, reflexão, debate e criação sobre as questões de estereótipos e representações sociais do idoso, tendo como foco a análise de imagens de obras da história da pintura em que os velhos são representados conforme suas épocas e contextos socioculturais. Os participantes compuseram releituras desses quadros, resultando em fotografias performadas. A fotoperformance - ou fotografia performada - é uma das categorias da performance artística, que trabalha com a fotografia como suporte e a performance como ação. 

Durante a oficina, os participantes da oficina tiveram contato com mais de trinta pinturas em que pessoas mais velhas são apresentadas como figuras centrais, criando um espaço de diálogo sobre a imagem do idoso, desde tempos antigos até a contemporaneidade. Com elementos diversos, como roupas, adereços e objetos, em geral, os participantes foram instigados a criar com seus corpos e expressões as novas imagens do envelhecimento, a fim de colaborar para a visibilidade das questões do envelhecimento e transformar algumas visões sociais sobre esta fase da vida. Na oficina foram apresentadas também referências de artistas contemporâneos que trabalham com releituras de obras clássicas e fotografia performada, como Orlan, Cindy Sherman e Alexandre Mury 

Essa ação foi realizada em parceria com o fotógrafo Clayton Leite, que além de realizar belos registros na criação das releituras dos quadros, colaborou na concepção e na produção deste projeto. A série de fotografias resultante da oficina foi exibida na exposição "FOTOPERFORMANCES DO ENVELHECER", realizada no SESC no dia 17 de fevereiro de 2017, participando do projeto anual da Unidade, intitulado "NOVOS VELHOS?" - projeto este que aborda o envelhecimento sob a perspectiva das mudanças de comportamento dos idosos, os clichês relacionados a estas pessoas e as possibilidades de enfrentamento desta população diante do mundo contemporâneo, trazendo questões que desafiam limites e crenças.

-_-_-_-

No dia 27 de outubro de 2019, na 2ª Caminhada Sesc em Defesa da Pessoa Idosa, promovida pelo SESC e pela Prefeitura do Rio, o Projeto Performanciã exibiu o video FOTOPERFORMANCES DO ENVELHECER, editado por Pedro Martins. A exibição se deu durante todo o período do evento, de manhã a tarde, sendo apresentado em loop. Veja no topo da página.

   © 2013 | 2020      PROJETO PERFORMANCIà