As OFICINAS DE PERFORMANCIÃS são realizadas sempre com o intuito de conectar pessoas com mais de 60 anos em comunidades sócio-artísticas, apresentando aos grupos a linguagem da performance e criando um espaço de reflexão e debate sobre assuntos ligados ao envelhecimento e à arte contemporânea. Por fim, como resultado desses processos, são realizadas ações/intervenções coletivas, compartilhadas com o público geral.
Tem interesse em realizar parcerias com o PROJETO PERFORMANCIÃ ?
ENTRE EM CONTATO!
OFICINAS DE PERFORMANCIÃS JÁ REALIZADAS:
Acima, registros de oficinas realizadas
-
Oficina de Performance e Envelhecimento no Programa Renascer (programa de extensão da UNIRIO): durante dois meses, realizando quatro ações ao fim do processo.
-
Oficina de Performanciãs no SESC SÃO PAULO (Unidade Santana) - 5 dias -, comemorando a Semana Internacional do Idoso e realizando as performances MANI-FESTA-AÇÃO e ORÓCULOS.
-
Oficina de Performanciãs pelo Festival SESC de Inverno, realizadas nas unidades do SESC TERESÓPOLIS e do SESC NOVA FRIBURGO (processos de três dias em cada SESC), com a apresentação da performance relacional PASSA-TEMPOS.
-
Oficina Fotoperformances do Envelhecer no SESC RIO PRETO (São José do Rio Preto / SP) - em dois dias de oficina e mais um dia de exposição do resultado da série de fotografias performadas.
-
Oficina Performance e Longevidade no SESC BIRIGUI (Birigui, São Paulo), tendo como finalização a apresentação da ação REFLEXOS. A oficina foi realizada no SESC CARMO (São Paulo), no SESC ITAQUERA (São Paulo) e no SESC OSASCO (Osasco, São Paulo) compondo a programação da Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e resultando nas performances REFLEXOS.
-
Oficina AVOOS - memória e performance no SESC PARQUE RADICAL, tendo como finalização a apresentação da performance AVOOS - levando as memórias para passear.
-
Oficina CAMADAS no XVI TERRITÓRIO DA ARTE DE ARARAQUARA 2019 (Secretaria de Cultura de Araraquara - SP) - Residência artística no evento com oficina intergeracional com duração de 6 dias e apresentação da performance / arte urbana. Durante 5 dias foram criados materiais gráficos com conteúdo sobre assuntos ligados ao universo do envelhecimento e da memória. No último dia o grupo de participantes afixou o material criado em um muro do espaço público, seguindo orientações da noção de performance como Arte Socialmente Engajada (Helguera).
-
Oficina NA FLOR DA IDADE - (des)dobraduras de si - no MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO - MAM - Projeto ZONA ABERTA, tendo como desdobramento a instalação artística participativa nos lagos dos jardins do MAM. Oficina em comemoração da Semana Internacional da Pessoa Idosa (1ª de outubro), em uma iniciativa de parceria com a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (RJ)
-
-
Oficina Performática de Vitórias-Régias, na programação de férias do MUSEU DO AMANHÃ, para a exposição FRUTUROS: TEMPOS AMAZÔNICOS, de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022. A oficina tinha caráter intergeracional e era forma de reflexão sobre desejos e sonhos na vida.
-
-
Oficina FLORES DA VIDA, realizada na programação do I SEMINÁRIO DE PERFORMANCE RELACIONAL, PARTICIPATIVA E PERFORMATIVA DO BRASIL, realizada na OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE, em São Paulo, em abril de 2023.
-
-
Minicurso O RELACIONAL GERACIONAL, na programação do VIII ENLETRARTE - Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes: Verso Anverso e Reverso - Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ - agosto de 2023.
-
-
"60+ EM CENA": projeto de Teatro e Performance para pessoas com mais de 60 anos que estejam buscando um espaço de expressividade, descobertas e autoconhecimento a partir do contato com as Artes da Cena. 🎭👴🏽👵🏿🧓🎭. Realizado no espaço do ATO FUTURO, no INSTITUTO MUNICIPAL NISE DA SILVEIRA.
laboratório de
CRIAÇÃO
PROJETO DE ARTE SOCIALMENTE ENGAJADA
-
Projetos de ASE (Arte Socialmente Engajada) trazem em si a criação colaborativa e um cariz comunitário sócio-artístico.
-
São projetos que unem a arte à questões sociais, buscando através da expressão artística, gerar visibilidade para questões comuns a um grupo.
-
Não são projetos nos quais um oficineiro/artista que trabalha com uma comunidade vislumbra um resultado a partir de desejos pessoais; são espaços em que um mediador irá oferecer ferramentas e conduzir um processo para que os participantes encontrem respostas para o que querem abordar através da ação criativa.
-
"DAR VOZ": O objetivo do PROJETO PERFORMANCIÃ não é "dar voz" a uma comunidade sócio-artística de pessoas com mais de 60 anos, pois sabemos que os idosos em nosso país têm voz e expressão próprias. O papel do projeto é, exatamente, buscar potencializar essas vozes e oferecer materiais e espaços de discussão para tornar mais potente um corpo polifônico de ideias que partem de cada um e que espelham questões coletivas da terceira idade. Ativar olhos e ouvidos da sociedade.
-
Apresentar a linguagem da performance para as comunidades formadas a cada oficina e realizar dinâmicas, jogos e exercícios de preparação do performer idoso é a principal função das Oficinas de Performanciãs. Para o Projeto, o que mais importa é o processo desenvolvido coletivamente, instigando a expressão artística e se configurando como um espaço de criação, autoconhecimento e renovação de projetos pessoais de vida.
-
A realização das performanciãs na finalização desses processos também é foco especial das oficinas, concretizando as ideias levantadas e produzidas pelo grupo para a prática e a experimentação da linguagem da performance no corpo e na relação com os espectadores-participantes.
estabelecendo
CONEXÕES
ARTE COMUNITÁRIA / INTEGRAÇÃO SOCIAL
-
Debater em grupo o envelhecer e suas questões conexas (como finitude, saúde, políticas públicas, preconceito, relação da família com o idoso, memória, entre outros assuntos) é colaborar para uma compreensão maior dessa fase da vida.
-
Muitos idosos sofrem processos difíceis de solidão e depressão. Outros, porém, se integram facilmente e são muito ativos. A Oficina de Performanciãs é uma boa oportunidade de o idoso trocar impressões, ajudar seus companheiros, criar laços afetivos e conectar com seus pares, conhecer pessoas e fazer amizades, criar em conjunto, realizar uma ação artística, saber lidar com as diferenças e compreender que suas questões também são experimentadas pelo outro.
-
Instaurar um ambiente de respeito às opiniões grupais, lidar com a escuta e também com o lugar de fala de cada participante, nas decisões comunitárias para se criar algo desenvolvido por todos os participantes da oficina.
-
Enquanto grupo, criar uma potência expressiva para a realização de uma ação artística que, ao mesmo tempo que produz visibilidade para as questões do envelhecimento, cria novas imagens para a velhice.
-
Todos envelhecemos. O PROJETO PERFORMANCIÃ realiza ações com/por/para idosos e também auxilia na criação de um diálogo intergeracional, na apresentação de ações performáticas que são destinadas para um público geral. Se todos os que não chegaram ainda à terceira idade puderem refletir sobre o processo de envelhecimento humano, sobre o preconceito, sobre a cristalização de imagens e papéis destinados ao idoso, poderemos sonhar com uma sociedade mais justa e igualitária, mais sensível e solidária. O envelhecimento pode parecer algo distante de nós, mas está dentro de nós - atuando a cada segundo. Através da participação em uma performance relacional, aquele que não é idoso, pode também refletir de maneira criativa sobre as questões apresentadas e interagindo com a ação, pode até mudar conceitos e padrões de pensamento sobre a velhice.