12ª: ORÓCULOS

ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS
ORÓCULOS

clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição

ORÓCULOS foi uma performance de consulta com senhoras-oráculos, realizada no dia 4 de outubro de 2015, na Unidade do SESC SANTANA

Essa performance é comentada no artigo escrito para a Revista do SESC MAIS 60 - Estudos sobre o envelhecimento:

https://www.sescsp.org.br/online/artigo/10792_LATA+65+E+PROJETO+PERFORMANCIA+ARTE+CONTEMPORANEA+PARA+A+TERCEIRA+IDADE+NA+SEMANA+INTERNACIONAL+DO+IDOSO 

ORÓCULOS consistia em oferecer ao público do Sesc a experiência de se consultar com uma das senhoras-oráculo, tendo como primeiro passo a meditação sobre alguma questão pessoal da vida - ao solicitar que o participante olhasse durante um minuto para o "espelhóculos" no rosto da senhora. Os "espelhóculos" são óculos com lentes de espelho que permitem que quem se sente à frente de uma das senhoras performers, possa também se ver, enquadrando seus olhos no rosto do oráculo - uma ideia de alteridade e reflexão sobre o passar do tempo: se colocar no lugar daquele que é mais velho e que traz consigo ricas experiências de vida. Quem se consulta com um oráculo também está se consultando consigo mesmo. Já a senhora-oráculo, por estar com seus olhos por detrás dos espelhos, nada enxerga: de olhos fechados, permanece durante toda a ação em estado de meditação, pronta para receber o público nessas consultas. Tirésias, velho sábio que dava consultas ao povo (como também é apresentado na tragédia de Édipo Rei), era cego, mas era o que mais enxergava as situações, as respostas e os mistérios.

 

Após esse minuto de meditação, o espectador-participante fazia uma pergunta para o oráculo e tirava de um saquinho que a senhora-oráculo segurava, um provérbio popular, lendo-o em seguida em voz alta. Os provérbios são frases de sabedoria que trazem grandes ensinamentos, que correm de boca em boca há gerações. Os provérbios contidos nesses saquinhos (provérbios oraculares) foram compartilhados e coletados durante o processo da Oficina de Performanciãs.

 

A partir disso, a senhora-oráculo buscava juntar sua experiência de vida, o poder do oráculo e a sabedoria do provérbio sorteado para elaborar um apontamento de caminho para a questão apresentada, sem a necessidade de oferecer uma resposta única, mas apresentando, de forma ampla, uma mensagem mais precisa e também enigmática para o participante continuar a meditar sobre ela. 

 

A performance aborda, dentro do tema do envelhecimento, o respeito aos conselhos de quem já teve muitas experiências de vida, a sabedoria, a reflexão, a meditação e o autoconhecimento. O compartilhamento de provérbios se liga à memória social, em um resgate de ensinamentos também ouvidos por essas senhoras desde suas infâncias, pelas bocas dos mais velhos. Para oferecer essas consultas performáticas, as senhoras-oráculos se confrontaram com assuntos também já vivenciados por elas em suas vidas, oferecendo também uma oportunidade de revisitar momentos e até superar algumas questões próprias ao oferecerem mensagens positivas aos participantes. 

 

Com: ANGELA MARIA, DORA ALICE, EDNA, MERCEDES E ROSELY

- PARTICIPANTES DA OFICINA DE PERFORMANCIÃS.

 

 

Depoimentos das senhoras que participaram da ação:

SEMANA INTERNACIONAL DO IDOSO NO SESC SANTANA - SÃO PAULO

De 29 de setembro a 4 de outubro de 2015, foi realizada no Sesc Santana, em São Paulo, a Semana Internacional do Idoso, contando especialmente com uma programação voltada para atividades relacionadas ao universo da arte contemporânea em intersecção com o universo do idoso. Sendo assim, duas oficinas de arte aconteceram nesse período: a do Lata 65 (coordenada pela arquiteta portuguesa Lara Seixos Rodrigues, idealizadora e mediadora desse projeto, de arte urbana e graffiti para idosos) e a oficina do Projeto Performanciã (coordenada pelo artista pesquisador Marcelo Asth, idealizador e mediador do projeto de performance para/com idosos).

As duas oficinas, ofertadas gratuitamente a um público de mais de sessenta anos, produziram ao longo dos dias de processo, algumas ações com seus participantes. O Lata 65, após apresentar a linguagem e a história do graffiti aos alunos e ensinar técnicas específicas da arte urbana, realizou uma intervenção conjunta num muro da Unidade do Sesc. 

Já o Projeto Performanciã realizou duas ações performáticas que dialogaram com o universo e com as questões dos participantes:

 

MANI-FESTA-AÇÃO! e ORÓCULOS.

 

No dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso (data determinada pela ONU), foi realizada no Sesc Santana a mesa redonda A IDADE É SÓ UM NÚMERO: OS IDOSOS E O UNIVERSO DAS ARTES, contando com as falas e apresentações dos projetos desenvolvidos por Lara e Marcelo, contando com a mediação de Guta Damiati.

Para finalizar a semana de atividades, as duas oficinas realizaram uma ação conjunta, unindo os participantes na performance VIVA +60!. Diante do mural já grafitado, algumas das participantes da oficina Lata 65 escreveram com spray na parte traseira das camisas de algumas das participantes da oficina Projeto Performanciã letras que formavam a frase "Viva +60!"

CLIPPING

SESC SÃO PAULO:

http://www.sescsp.org.br/aulas/71101_PERFORMANCIA

 

SINDICATO NACIONAL DOS ARTISTAS PLÁSTICOS - SP:

http://www.sinapespaiap.com.br/#!Sesc-Santana-realiza-oficinas-de-graffiti-e-performance-para-idosos/c1zo4/55fc11870cf2a7bb74b0484f

 

CATRACA LIVRE:

 

https://catracalivre.com.br/sp/agenda/barato/sesc-santana-confira-18-destaques-do-mes-de-setembro/

 

REVISTA ZN:

 

http://www.universozn.com.br/revista-zn-online/162-setembro-2015/files/assets/basic-html/page18.html

 

MAXPRESS NET:

 

http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,786113,Sesc_Santana_realiza_oficinas_de_graffiti_e_performance_para_idosos,786113,1.htm

 

MAPA DAS ARTES - SP:

 

http://www.mapadasartes.com.br/curtas.php?id=11048&ncid=1&pg=0

   © 2013 | 2020      PROJETO PERFORMANCIà