11ª: MANI-FESTA-AÇÃO
clique nas imagens para visualizá-las em tamanho ampliado e com descrição
MANI-FESTA-AÇÃO foi um exercício prático da Oficina de Performanciãs, realizada durante a Semana Internacional do Idoso, promovida pelo SESC SANTANA, em São Paulo.
Performance conjunta das oficinas LATA 65 e PROJETO PERFORMANCIÃ - no SESC SANTANA
A performance trazia senhoras levantando cartazes em branco, enquanto papéis com palavras estereotipadas sobre o idoso e seu papel social imposto cobriam suas bocas. Cobrir a boca com palavras que configuram lugares de opressão e exclusão tem como foco abordar metaforicamente a retirada de voz, expressão e opinião deste segmento.
À medida que encontravam o público, iam aos poucos se libertando desses papéis e solicitando aos espectadores participantes que escrevessem nos cartazes algumas palavras de reivindicação para a luta dos mais velhos e também palavras de estímulo para este momento específico da vida.
Conforme as palavras iam aparecendo nos cartazes, as senhoras ganhavam voz e ampliavam essas palavras numa manifestação festiva, gerando uma polifonia de mensagens no espaço da Unidade do Sesc e alimentando um debate sobre as condições do idoso em nosso país - ao mostrar que a construção para um mundo com mais respeito à terceira idade deve ser coletiva, consciente e intergeracional.
A ação ocorreu em 3 de outubro de 2015.
SEMANA INTERNACIONAL DO IDOSO NO SESC SANTANA - SÃO PAULO
De 29 de setembro a 4 de outubro de 2015, foi realizada no Sesc Santana, em São Paulo, a Semana Internacional do Idoso, contando especialmente com uma programação voltada para atividades relacionadas ao universo da arte contemporânea em intersecção com o universo do idoso. Sendo assim, duas oficinas de arte aconteceram nesse período: a do Lata 65 (coordenada pela arquiteta portuguesa Lara Seixos Rodrigues, idealizadora e mediadora desse projeto, de arte urbana e graffiti para idosos) e a oficina do Projeto Performanciã (coordenada pelo artista pesquisador Marcelo Asth, idealizador e mediador do projeto de performance para/com idosos).
As duas oficinas, ofertadas gratuitamente a um público de mais de sessenta anos, produziram ao longo dos dias de processo, algumas ações com seus participantes. O Lata 65, após apresentar a linguagem e a história do graffiti aos alunos e ensinar técnicas específicas da arte urbana, realizou uma intervenção conjunta num muro da Unidade do Sesc.
Já o Projeto Performanciã realizou duas ações performáticas que dialogaram com o universo e com as questões dos participantes:
MANI-FESTA-AÇÃO! e ORÓCULOS.
No dia 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso (data determinada pela ONU), foi realizada no Sesc Santana a mesa redonda A IDADE É SÓ UM NÚMERO: OS IDOSOS E O UNIVERSO DAS ARTES, contando com as falas e apresentações dos projetos desenvolvidos por Lara e Marcelo, contando com a mediação de Guta Damiati.
Para finalizar a semana de atividades, as duas oficinas realizaram uma ação conjunta, unindo os participantes na performance VIVA +60!. Diante do mural já grafitado, algumas das participantes da oficina Lata 65 escreveram com spray na parte traseira das camisas de algumas das participantes da oficina Projeto Performanciã letras que formavam a frase "Viva +60!".
CLIPPING
SESC SÃO PAULO:
http://www.sescsp.org.br/aulas/71101_PERFORMANCIA
SINDICATO NACIONAL DOS ARTISTAS PLÁSTICOS - SP:
CATRACA LIVRE:
https://catracalivre.com.br/sp/agenda/barato/sesc-santana-confira-18-destaques-do-mes-de-setembro/
REVISTA ZN:
http://www.universozn.com.br/revista-zn-online/162-setembro-2015/files/assets/basic-html/page18.html
MAXPRESS NET:
MAPA DAS ARTES - SP:
http://www.mapadasartes.com.br/curtas.php?id=11048&ncid=1&pg=0