top of page

o que são e como funcionam as ações do Projeto Performanciã

As performanciãs são ações políticas e microssociais que lidam com questões do envelhecimento e buscam promover novas visões e posicionamentos no mundo através de uma gerontopoiesis que desvela com arte diversas camadas não somente do envelhecer, mas dos processos de vida pelos quais passamos.

São ações e intervenções artísticas idealizadas para/com/por pessoas com mais de 60 anos que atuam como criadores ou co-criadores dentro de uma configuração prévia ou completamente inédita, a partir de um processo artístico - tendo em vista sua peculiaridade, seu tema, sua finalidade e seus agentes atuantes, ao trazer a ideia do entrecruzamento da performance com a experiência, a figura do ancião e seus assuntos em evidência. 

Em 10 anos o Projeto Performanciã já realizou 25 ações e 15 oficinas de performanciãs! Desde 2013, o Projeto Performanciã já publicou pesquisas realizadas em mestrado, doutorado e artigos em revistas e livros, além das entrevistas que estão aqui no site! 

E agora em 2024 o @projetoperformancia expande suas linguagens e abre as cortinas para uma nova frente de pesquisa e práticas: "60+ EM CENA", uma Oficina de Teatro e Performance para pessoas com mais de 60 anos que estejam buscando um espaço de expressividade, descobertas e autoconhecimento a partir do contato com as Artes da Cena. 🎭👴🏽👵🏿🧓🎭 Com uma abordagem contemporânea para pensar a teatralidade e a performatividade, a oficina "60+ EM CENA" terá aulas semanais, todas as quintas a partir do dia 2 de maio de 2024, das 14h30 às 16h30, no espaço @ato.futuro - que fica no 6º andar da Casa do Sol, no Instituto Municipal Nise da Silveira, no bairro do Engenho de Dentro - RJ.
A oficina é gratuita e oferecida para maiores de 60 anos, sendo ministrada por @marceloasth , Professor Doutor em Artes Cênicas que há 10 anos realiza ações abordando o envelhecimento em contato com a arte, pelo @projetoperformancia .

Sobre o criador do Projeto:

Marcelo Azevedo Asth é Doutor em Artes Cênicas (2020) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sendo premiado com a bolsa Doutorado Nota 10 da FAPERJ e tendo a sua tese indicada ao Prêmio CAPES de Teses em 2021 pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO. Possui Mestrado em Artes Cênicas (2015 - UNIRIO) e graduação em Licenciatura Plena em Artes Cênicas (2012 - UNIRIO). Tem experiência na área de Artes e Pesquisa em Artes, com ênfase em Performance, Teatro e Arte-Educação.

Atua no Centro Universitário Celso Lisboa como Coordenador e Professor do curso de Licenciatura em Artes Cênicas e Professor do bacharelado em Artes Cênicas, do curso de Pedagogia e do curso de tecnólogo em Cinema e Produção Audiovisual.

É criador do Projeto Performanciã ( www.projetoperformancia.com ), que possui uma atuação com oficinas artísticas e criações performáticas comunitárias e coletivas com a participação de um público +60. O Projeto Performanciã, em seus 10 anos de atividades, apresentou 25 performances para/com/por idosos e tem 15 oficinas realizadas até então, elaborando de forma artística as diversas camadas e questões envolvidas em torno do envelhecimento humano. O Projeto Performanciã também é uma plataforma de pesquisa, onde se divulga artigos, entrevistas e pesquisas (dissertação e tese) do seu criador, que também atua como mediador de oficinas e ações e também performa em algumas situações junto ao público-alvo do projeto.

Também é performer integrante da Plataforma Performers sem Fronteiras, onde desenvolve diversos trabalhos de pesquisa e prática em performance ( www.performerssemfronteiras.com ). 

bottom of page