| ARTIGOS | PESQUISAS | TEXTOS | MÍDIA | 

Tese de Doutorado - Marcelo Asth | PPGAC UNIRIO

Performances do Envelhecimento no Brasil: uma cartografia

Orientadora: Tania Alice Caplain Feix

Tese de Marcelo Asth (Doutorado em Artes Cênicas) -

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2020.

baixe o arquivo em pdf.

ARTIGO REVISTA MAIS 60 SESC / nº 66 - dez 2016

Lata 65 e Projeto Performanciã: arte contemporânea para a terceira idade na Semana Internacional do Idoso

 

por Marcelo Asth

               baixe o artigo

               baixe a edição da R+60 n66

LIVRO 

Evocações da Arte Performática

(2010-2013)

A performance Autodiagnóstico do Envelhecer, criada por Marcelo Asth e Vera Santos, agora está presente também no livro Evocações da Arte Performática (2010-2013), com organização de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey, pela Editora Paco - lançado no SESC Santana, em São Paulo, em 21 de agosto de 2016.

 

Evocações da Arte Performática (2010-2013 é uma publicação trienal de performances ocorridas nos países onde a língua portuguesa é oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Este trabalho é inspirado tanto nas primeiras edições da revista de arte performática High Performance (1978-1997) como na catalogação anual Emergency Index, sendo ambas publicações feitas em língua inglesa.

 

Para saber mais do livro, comprar e até acessar virtualmente um trecho dele, clique em:

 

http://editorialpaco.com.br/livro/evocacoes-da-arte-performatica-2010-2013/ 

DISSERTAÇÃO - PPGAC/UNIRIO

Projeto Performanciã: Performances do Envelhecimento

Orientadora: Tania Alice Caplain Feix

Dissertação de Marcelo Asth (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2015.

               baixe o arquivo em pdf.

ARTIGO - eRevista Performatus

Gerontopoiesis: Diálogos da Arte Performática com o Envelhecimento. 

Leia o artigo escrito por Marcelo Asth, publicado na eRevista Performatus:

http://performatus.net/estudos/gerontopoiesis/

             baixe o arquivo em pdf.

DOCUMENTOS ARTÍSTICOS E AUDIOVISUAIS - Revista ILINX - LUME

O Projeto Performanciã está presente na edição de número 8 da REVISTA ILINX - REVISTA DO LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais.

 

http://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/issue/current/showToc

 

Confira na sessão de DOCUMENTOS ARTÍSTICOS E AUDIOVISUAIS três performances que foram realizadas no projeto - em material audiovisual com apresentação de resumo das ações.

RESUMO EXPANDIDO - 17ª Colóquio PPGAC UNIRIO

Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas

 

A pesquisa em andamento trata da realização de um mapeamento de ações em performance ocorrentes em território brasileiro, realizadas por idosos ou não-idosos, abordando questões do envelhecimento que se refletem na arte ou o papel dos mais velhos na manutenção de performances populares culturais e tradicionais em nosso país. O aprofundamento do conceito de performatividade auxilia em uma investigação sobre o teatro performativo que também abarca em cena questões da velhice e o uso do elemento autobiográfico como recurso cênico. Questões ligadas à realização de ações comunitárias e de engajamento social, cada vez mais recorrentes no cenário da arte contemporânea, são foco da pesquisa.

http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/6739

Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso - UNIRIO:

Grupo Teatro Renascer: cena em vida, vida em cena 

Este trabalho discute a importância e o impacto da prática artística e pedagógica com a terceira idade, tendo como objeto de pesquisa o Grupo Teatro Renascer (projeto de extensão e pesquisa da Escola de Teatro da UNIRIO). Nele, são abordadas as questões da senescência, apresentando um panorama da velhice no Brasil. Também são apresentados os conceitos de memória e identidade – elementos fundamentais para se pensar o teatro na terceira idade. O trabalho investiga ainda a possibilidade da apreensão da linguagem teatral pelos participantes do grupo, dialogando com conceitos do campo da Pedagogia Teatral. - Este trabalho deu início às investigações sobre teatro performativo com idosos, que culminou em uma pesquisa mais focada na questão da performance em relação à terceira idade no mestrado e no doutorado de Marcelo Asth.

http://teatroemcomunidades.com.br/site/wp-content/uploads/2015/03/PDF-TCC-parte-1.pdf

http://teatroemcomunidades.com.br/site/wp-content/uploads/2015/03/PDF-TCC-parte-2.pdf

para baixar:

parte 1 | parte 2

JORNAL A Voz da Serra

 

O Jornal A VOZ DA SERRA, que circula em Nova Friburgo - RJ, publicou no dia 1º de outubro de 2016 (Dia do Idoso) uma matéria sobre o Projeto Performanciã

http://avozdaserra.com.br/noticias/perfomancia-o-novo-o-velho-e-uniao-de-saberes

ARTIGO - Revista Questão de Crítica

O ritual-exposição como recurso performativo autobiográfico: artigo escrito por Marcelo Asth para a Revista Questão de Crítica, narrando o processo e o acontecimento da performance exposição-ritual Acendência-Imanência-Transcendência. Um ritual de homenagem aos antepassados e os primeiros passos para a criação do Projeto Performanciã.

http://www.questaodecritica.com.br/2014/03/o-ritual-exposicao-como-recurso-performativo-autobiografico/

CATÓLOGOS SESC CAMPINAS

"Projeto Performance" e "Performance em Encontro"

O SESC Campinas realizou um projeto de 2013 a 2015 convidando diversos performers e coletivos que trabalham com performance para realização de oficinas e ações dentro da programação da Unidade. Desse projeto nasceu a publicação de dois catálogos: o primeiro contendo todas as ações e realizações na programação, em todos os meses de duração do projeto; e o segundo sendo um catálogo de um evento com registros de performances (exposições de fotoperformances e registros de performances, mostra de videoperformances) e performances com artistas e redes que dialogaram com o projeto durante os meses em que foi realizado.

 

O PROJETO PERFORMANCIÃ participou junto ao Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano no primeiro catálogo (páginas 42-45) com a performanciã Autodiagnóstico do Envelhecer e no segundo catálogo participando da programação do evento com duas videoperformances (Performanciã – Em que espelho ficou perdida a minha face, 12’02”Performanciã - Operação tapa buraco, 12’42”) exibidas nos dias 25 e 27 de junho de 2016 no SESC Campinas. Acesse o primeiro catálogo no site abaixo pra visualizar e/ou fazer download e baixe aqui mesmo o catálogo do evento PERFORMANCE EM ENCONTRO em pdf!
 

https://issuu.com/sesccampinas/docs/catalogo_performance_junho_2015​  

Clique no ícone e baixe a programação do evento PERFORMANCE EM ENCONTRO
Aquarela do artista Helton Tinoco - cena de ensaio de uma peça do Grupo Teatro Renascer -
projeto de extensão para a 3ª idade, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Aquarela de Marcelo Asth a partir da performance "Parada Obrigatória!"

   © 2013 | 2020      PROJETO PERFORMANCIà